domingo, 24 de julho de 2011

Banda Mantiqueira faz concerto e workshops em Maringá

Maringá, que já tem uma tradição em receber a música instrumental brasileira de braços abertos, agora terá o privilégio de assistir, nesta terça-feira (20), ao concerto da Banda Mantiqueira, uma das mais espetaculares formações instrumentais brasileiras da atualidade do gênero popular.
A “big band” paulistana que está em turnê nacional com patrocínio da Petrobras (projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet), traz em seu vasto repertório, cuidadosamente preparado desde 1991, sambas, choros e canções de Pixinguinha, Ary Barroso, Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Nelson Cavaquinho, João Bosco, Chico Buarque, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e de seus próprios integrantes, em interpretações instrumentais que lembram, ora, as grandes orquestras de jazz, ora, as tradicionais orquestras brasileiras de choro, mas apresentando uma marca própria de originalidade proporcionada pela expressividade inconfundível de seus virtuoses músicos sob a liderança do saxofonista, clarinetista e arranjador Nailor Azevedo, o Proveta.
A Banda Mantiqueira é formada por 14 músicos predominando os instrumentos de sopros (palhetas e metais) e uma sessão harmônica e rítmica formada por guitarra, baixo, bateria e percussão cujo resultado é uma sonoridade emocionante, pois além das belíssimas músicas selecionadas do repertório brasileiro, os arranjos, os solos individuais de seus músicos e a afinação do conjunto são impressionantes.
Seus integrantes, além da Banda Mantiqueira, são músicos de frente no cenário musical brasileiro, sejam em gravações de estúdios, integrantes de grupos de expressivos artistas, tais como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Milton Nascimento, Edu Lobo, Djavan, Gal Costa, Anaí Rosa, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, orquestras sinfônicas, grupos de jazz e de grupos instrumentais das mais diversas concepções.
Além de Proveta no sax alto e clarinete, a banda tem em sua formação os músicos Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio (trompete e flugelhorn), Ubaldo Versolato (sax barítono, flauta e flautim), Josué dos Santos (sax tenor e flauta), Vinicius Dorin (sax tenor, soprano e flauta), François de Lima (trombone de válvulas), Valdir Ferreira (trombone de vara), Jarbas Barbosa (guitarra elétrica), Edson Alves (contrabaixo elétrico), Lelo Izar (bateria), Fred Prince e Cléber Almeida (percussão).
Com 20 anos de atuação, a Banda Mantiqueira tem no currículo importantes apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Luciana Sousa, Mônica Salmaso, com as quais gravou CDs, apresentação com o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera, entre muitas outras apresentações em festivais de jazz e sala de concertos internacionais. A discografia do grupo, além dos realizados com a OSESP, conta com “Aldeia” (1996), nomeado para o prêmio Grammy (a mais alta condecoração da indústria fonográfica mundial) na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino, em 1998; “Bixiga” (2000), homenagem ao bairro paulistano onde mora grande parte dos músicos da banda, e “Terra Amantiquira” (2005), que conquistou o Prêmio TIM de Música (edição 2006) como Melhor Álbum de Música Instrumental, e também indicado ao Grammy Latino 2006.

Concerto com a Banda Mantiqueira
20 de setembro de 2011, terça-feira, 21 horas, Teatro Luzamor, Maringá.
Ingressos a R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (estudante).
Workshops com os músicos da Banda Mantiqueira
Além do concerto os músicos oferecem workshops com o tema “A linguagem da Banda Mantiqueira na Música Instrumental Brasileira”, para músicos e estudantes de música, das 15 às 17 horas, também na terça-feira (20)
Projeto “BANDA MANTIQUEIRA – TURNÊ NACIONAL – 2011”
[Jaboticabal (SP), Maringá (PR), Tatuí (SP), Varginha (SP), Campo Grande (MS) e Itajaí (SC)]
Aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras. Realização Escala Musical Produções Artísticas, Apoio Cultural UEM-FM. Coordenador local Paulo Petrini. 
Veja neste blog como adquirir ingresso, informações sobre os workshops, sobre a Banda Mantiqueira, sobre os músicos, links para vídeos, horários para ouvi-la na UEM-FM (Momento Mantiqueira e Banda Mantiqueira Especial) e outros sítios na Internet.


Bom espetáculo a todos! Paulo Petrini



AGRADECIMENTOS ESPECIAIS (21/09/2011)

O concerto e o workshop da Banda Mantiqueira foram realizados com sucesso graças ao indispenável apoio do SESC Maringá, Instituto da Música, da Salmus Academia de Música, do Departamento de Música da UEM, da  Politrônica Instrumentos Musicais e do carinho especial de Márcia Couto, Zé Luiz Nogueira (sax), Jefferson (saxofonia), Eduado Faria (guitarrista), Hélio Pedro da Silva (Helinho Batera), Eulas (baterista), Jorge Luiz Cesso (Jorginho do contrabaixo), Gideon Barbosa Machado (trombonista), Gabriel Marques de Moraes (baixo), Thomas Cosin (designer), Hygor Zorak de Macedo, Nilson Fidelis (apresentação), Fábio Massali (jornalista), Dirceu Herrero, Regina Daefiol e Bulla Jr. (fotógrafo). 

Agradecemos também a todos aqueles que, direta ou indiretamente, apoiaram divulgando a presença da Banda Mantiqueira em Maringá, em especial a UEM FM (106,9), ao O Diário, ao Hoje Notícias, ao Jornal do Povo, Rádio CBN, RPC/TV Cultura, Rede Massa/Televisão Tibagi, Bandeirantes/Televisão Maringá, TV Record,  a OAB (Associação dos Advogados do Brasil, Maringá), a Sociedade Médica, a DCU (diretoria de Cultura da UEM), a Secretaria de Cultura de Maringá e ao Luzamor


Agradecemento especial ao Roberto Bruzadin por ter escolhido Maringá como um dos palcos do projeto "Banda Mantiqueira Turnê Nacional 2011". Alessandra pela grande força e carinho.

Aos músicos da Banda Mantiqueira por terem proporcionado esse momento mágico de criatividade, delicadeza e leveza  musical e pelo grande incentivo aos jovens músicos da cidade, queremos expressar nossos agradecimentos e carinho postando as belíssimas fotografias de Bulla Jr. (abaixo e na página workshop)

Muito Obrigado. Abraços. Paulo Petrini


CONCERTO DA BANDA MANTIQUEIRA EM MARINGÁ (20/09/2011)
Fotografias: Bulla Jr. 

Nailor Azeveto Proveta (arranjador, band leader, sax alto, sax soprano e clarinete)











Nailor Azevedo Proveta e Edson José Alves (guitarra e baixo)
 

Cleber Almeida (percussão)














François de Lima (trombone)













Jarbas Barbosa (guitarra)



























Vinícius Dorin (saxofones e flautas)























































Josué dos Santos (saxofones e flautas)















Walmir Gil (flugehorn)







































 















Ubaldo Versolato (sax barítono e flautas)


























Lelo Izar (bateria)

 Valdir Ferreira (trombone)













Odésio Gericó (trompete e flugelhorn)











































































































































































































































































































































































FAÇA SEU COMENTÁRIO!

Cinco passos para postar corretamente:

1 - Clicar “Links para esta postagem”.
2 - Preencher o campo com seu texto.
3 - Se não possuir conta google (gmail e/ou orkut) selecione a opção “Anônimo” em “Comentar como” e escreva seu nome no comentário.
4 - Clicar “Postar comentários”.
5 - Caso seu comentário não apareça até o dia seguinte, envie um e-mail para ppetrini@hotmail.com



24 comentários:

  1. Muito bom. Com certeza um projeto que vale a pena ser conferido!

    ResponderExcluir
  2. olá, adorei o blog, a banda é ótima... viana

    ResponderExcluir
  3. olá, muito boa iniciativa, maringá tava precisando...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! O blog está muito legal. Estarei presente! Abraços, Alessandra

    ResponderExcluir
  5. Já conheço a Banda desde o começo de sua carreira. Possuo quase todos os seus CDs. O Proveta sem dúvida, um dos grandes saxofonistas do mundo (em minha opinião), com quem tive o prazer de aprender no SESC SP, Improvisação no Saxofone. Nota 1000 com certeza.
    Aguardo em Maringá com ansiedade.
    José Feldman
    http://singrandohorizontes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai pessoal,
    Ótima chance de curtir música de qualidade
    Vamos lá!
    Nilson Fidelis

    ResponderExcluir
  7. Ótima iniciativa!! Parabéns!!
    Maria Joana

    ResponderExcluir
  8. Bela promoção!
    Alta cultura com bom gosto.
    Parabéns!
    Paulino Junior.

    ResponderExcluir
  9. A melhor Banda do Brasil, na atualidade. Músicos de altíssima qualidade e arranjos magníficos. IMPERDÍVEL !

    ResponderExcluir
  10. Há mais de dez anos ouço falar da banda; finalmente a oportunidade de ouvir a lenda ao vivo! Oportunidade dourada!!

    Fábio Viana.

    ResponderExcluir
  11. Que Maravilha! A Banda Mantiqueira é pra valer! Grandes músicos...

    ResponderExcluir
  12. Ouvir Boa musica brasileira já é bom, executada por músicos como Proveta, François Lima, Vinicius Dorin entre outros é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  13. Que privilégio termos a Banda Mantiqueira em Maringá imperdível.

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que tem o Paulo Petrini em Maringá

    A Mantiqueira é de primeira

    Imperdível

    ResponderExcluir
  15. ESTA BANDA DISPENSA COMENTÁRIOS, MELHOR AINDA SERIA ELA ANIMANDO UM BAILE E DANÇAR A NOITE INTEIRA AO SOM DELA,QUEM SABE UM DIA ELA VOLTA PARA ISTO, MAS DE QUALQUER FORMA É MUITO AGRADÁVEL AOS NOSSOS OUVIDOS ESCUTAR TANTOS TALENTOS JUNTOS, PARABÉNS PETRINI SEMPRE INOVANDO E TRAZENDO COISAS BOAS A MARINGÁ, PARA ENRIQUECER NOSSA CULTURA.

    SAMIR MOHAMAD CHAMSEDDINE
    brimosamir@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Grande noite!
    O pessoal da Mantiqueira é bom mesmo
    Qualidade, bom gosto e simpatia
    Nenhuma observação a ser feita
    Valeu a pena

    Nilson Fidelis

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo evento, Paulo! Para usar os singelos adjetivos da banda, valeu pela "gentil" e "simpática" noite! Os caras são feras!!! Que música de encher o coração, a alma... E linda surpresa a canção da cidade! Sem mais.

    Lígia Neves

    ResponderExcluir
  18. Após duas horas de show ficou a sensação de QUERO MAIS. Músicos da mais alta competência, variando seus instrumentos, demonstraram todo o seu virtuosismo em arranjos e improvisos incríveis.
    Musicos no verdadeiro sentido da palavra.
    Parabéns ao Petrini pela iniciativa de trazer a Banda Mantiqueira para nós. Queremos Bis.
    Kaltoé

    ResponderExcluir
  19. Paulo, é por essas e por outras que sou teu fá de carteirinha.
    Eu tava te devendo um agradecimento por escrito pela
    tua iniciativa em trazer a Banda Mantiqueira pra Maringá.
    Foi um bálsamo ver aqueles feras reunidos.
    e foi também muito legal ver um monte de amigos
    juntos, curtindo o momento, tais como
    o Belmiro, o Piola, o Geraldo Brandão
    e os companheiros do enxó de bainha.
    Conta com a gente, malandro!
    Abração. Joaquim Mariano

    ResponderExcluir
  20. Quero agradecer a gentileza do convite para o show daquela banda maravilhosa. São demais! Foi de arrepiar a interpretação da música da nossa cidade. Muita sensibilidade, aquele silêncio absoluto, depois o acompanhamento vocal da platéia. São momentos únicos. Marcilia Periotto

    ResponderExcluir
  21. Foi impactante para o meu cérebro receber aquela gama de estimulos sonoros, provinientes de diversos instrumentos, afinadíssimos, em uma harmonia que em momento algum distoou. As minhas correntes sanguineas ficaram inundadas de dopaminae cerotonina. A sensassão de bem estar foi inevitável. Ver e ouvir a banda Mantiqueira foi uma experiencia agradável, impar. Maringá precisa de intervenções artistica dessa magnitude. Valeu Petrini por ter mediado esse espetáculo. E que venham mais!!! Valmir, o escultor em argila...

    ResponderExcluir
  22. O concerto foi inesquecível, poucos parecidos já tivemos em maringá. Muita sensibilidade, afinação, gosto musical e improvisações marcantes!!!! Estou esperando o próximo!!!!
    Mateus Benvenutti

    ResponderExcluir
  23. Só aqueles que presenciaram a esse evento único podem compreender a grandiosidade da ação do Paulo Petrini! Creio que a identidade cultural de Maringá deu um salto nessa noite fantástica. Só o que tenho a fazer é agradecer essa pessoa que faz a diferença nessa cidade, obrigado Paulo Petrini!
    João R. Peralta

    ResponderExcluir